sábado, 1 de outubro de 2016

Covilhã . Notícias Soltas VII

Encontrámos no espólio de Luiz Fernando Carvalho Dias vários dados relacionados com o pintor/retratista covilhanense Eduardo Malta. Nasceu em Outubro, era parente de Manuel Morais da Silva Ramos, mais conhecido como o Morais do Convento (de Santo António).
Conquistou vários prémios quer, em Portugal, quer no estrangeiro. Os retratados foram essencialmente pessoas da cultura e da política, como Primo de Rivera, Getúlio Vargas, Salazar, Teixeira de Pascoais, Aquilino Ribeiro.
Em 1970, de 4 a 20 de Outubro, integrada nas Comemorações do 1º Centenário da elevação da Covilhã a cidade, foi organizada uma Exposição de Eduardo Malta. Lembremos o Folheto da Exposição:


Retratos de Eduardo Malta:

Dulce Correia Preto Rumina


Amália Rodrigues


 Publicamos dados do assento de Baptismo e outros de Eduardo Malta:

Igreja de S. Martinho

Baptizado a 1 de Junho de 1901, na Igreja Paroquial de S. Martinho da Covilhã (Livro de Baptismos de 1901, a fls. 32 e 32, sob o nº 69). Pôs-lhe os santos óleos o coadjutor da mesma Igreja o P.e José de Oliveira Morais, que já o havia baptizado privadamente por perigo de vida. Nasceu a 28 de Outubro de 1900, nesta freguesia, filho legítimo, o primeiro de nome e matrimónio de José de Morais Malta, empregado comercial e de D. Alzira Laura de Morais Malta, paroquianos desta freguesia, e moradores ao adro de S. João, naturais ele desta freguesia e ela de Campelo, diocese do Porto, baptizada e recebidos na de Santa Maria de Covilhã; neto paterno de Teotónio de Melo Jorge Malta e de D. Carolina Cândida de Moraes e neto materno de Eduardo Augusto de Oliveira e de D. Ana da Silva Rosa d’Oliveira.
Padrinhos os avós maternos supraditos tocando com procuração bastante do avô materno seu filho Eduardo Deolindo de Oliveira, solteiro estudante, moradores nesta cidade.
O Presbítero coadjutor José d’Oliveira Moraes
Os padrinhos: a) Eduardo Deolindo de Oliveira e a) Ana da Silva Rosa d’Oliveira.

Casou com Maria de Lourdes Adão de Albuquerque, em Leça do Bailio – Matosinhos (Posto do Registo Civil) em 27 de Agosto de 1923, de quem se divorciou.
Casou depois em 30/XII/1948, na 6ª Conservatória de Lisboa, (Reg.613) com Dulce Correia Rumina, natural de Lisboa, freguesia do Sacramento, de família originária de Sesimbra.
Faleceu em 1967, em Óbidos.

 As Publicações do Blogue:
Estatística baseada na lista dos sentenciados na Inquisição publicada neste blogue:
http://covilhasubsidiosparasuahistoria.blogspot.pt/2011/11/covilha-lista-dos-sentenciados-na.html



No nosso blogue:
http://covilhasubsidiosparasuahistoria.blogspot.pt/2016/09/covilha-noticias-soltas-vi.html
http://covilhasubsidiosparasuahistoria.blogspot.pt/2016/07/noticias-soltas-v_68.html
http://covilhasubsidiosparasuahistoria.blogspot.pt/2016/06/covilha-noticias-soltas-iv.html
http://covilhasubsidiosparasuahistoria.blogspot.pt/2016/04/covilha-noticias-soltas-iii.html
http://covilhasubsidiosparasuahistoria.blogspot.pt/2016/03/covilha-noticias-soltas-ii.html
http://covilhasubsidiosparasuahistoria.blogspot.pt/2015/12/covilha-noticias-soltas.html

Sem comentários:

Enviar um comentário