segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Covilhã - Estatística da Lista dos Sentenciados na Inquisição XXII

Dados Estatísticos

     Como estamos chegados a meio da apresentação dos processos dos sentenciados nos tribunais da Inquisição de Lisboa, Coimbra e Évora, referentes a pessoas originárias ou moradoras nos actuais concelhos da Covilhã, Fundão, Belmonte e Manteigas, achámos ser a altura de publicar alguns dados estatísticos referentes aos autos que vamos expondo.
Devemos notar que os 1089 processos que estamos a apresentar (de 1101 pessoas) se referem não só a pessoas naturais ou residentes nos quatro concelhos referidos, como ainda a algumas outras que, muito embora não fossem originárias da região, com elas conviveram ou estiveram ligadas por diversos laços na altura em que foram surpreendidas pela Inquisição.
Começamos por mostrar o número de processos que foram sendo instaurados ao longo do tempo e ainda um gráfico de espaços de meio século em que dividimos esse período, ou seja: 1ª metade do séc. XVI, 2ª metade do século XVI; 1ª metade do séc. XVII; 2ª metade do séc. XVII; 1ª metade do séc. XVIII; 2ª metade do século XVIII e 1ª metade do séc. XIX.

- Processos

1ª metade séc. XVI ------   2 
2ª metade séc. XVI ------ 128      
1ª metade séc. XVII -----  82    
2ª metade séc. XVII ----- 196    
1ª metade séc. XVIII----- 641     
2ª metade séc. XVIII-----  38      
1ª metade séc. XIX –-----   2



Em relação ao período correspondente à primeira metade do século XVIII (reinado de D. João V), que foi aquele em que se verificou a maior perseguição da Inquisição, ainda o subdividimos em cinco novos períodos de dez anos, para evidenciarmos quais os decénios, deste espaço de tempo, de maior e menor repressão nesta zona do país.

- Processos na 1ª metade do séc. XVIII

1º decénio -  154
2º decénio -  112
3º decénio -  237
4º decénio -   28
5º decénio - 110



Acerca das vítimas que aparecem nas listas dos sentenciados apresentadas neste blogue.

- Sexo:
Homens –   580
Mulheres – 521


- Naturalidade:
Covilhã –  385
Fundão –   333
Belmonte –  37
Manteigas – 10
Outros lugares (1) – 336

- Residência:
Covilhã – 383
Fundão –  322
Belmonte – 37
Manteigas – 4
Outros lugares (1) – 355

Como curiosidade referimos que incluídos entre os naturais do concelho da Covilhã existem 37 do Teixoso e 2 do Tortosendo; e entre os moradores no mesmo concelho, 53 são do Teixoso e 8 do Tortosendo.

- Acusações:
Bigamia – 19
Blasfémia – 7  
Corrupção - 1
Falsário - 2
Feitiçaria - 3
Forjar milagres - 1
Heresia - 2
Idolatria - 2
Impedir o recto exercício do Santo Ofício - 7
Islamismo - 1
Judaísmo (cristãos velhos) – 3
Judaísmo (cristãos novos) - 999
Luteranismo - 1
Maçonaria - 3
Perjúrio – 5
Poligamia -1
Poliandria - 2
Proposições heréticas – 10
Proposições erróneas, temerárias e mal sonantes - 1
Sacrilégio - 3
Sodomia – 3
Solicitação - 10
Superstição – 3
Violação de Ordens – 3

- Profissões:



Administrador       Administrador         Advogados – 13
do Paço da          do tabaco – 1
Madeira – 1 


Aguardenteiros      Alfaiates – 3         Almocreves – 6
- 2 

Barbeiros e         Boticários – 2        Caixeiros – 4
Sangradores – 7 

Capitão Mor de      Capitão Mor de        Cardadores – 3
Guarda – 1          vila – 1 

Cereeiros – 1       Clérigos e            Contratadores
                    Padres – 32           - 2 

Correeiros – 1      Curtidores -          Dentistas – 1
                    11 

Escrivães /         Espingardeiros        Estanqueiros –
Tabeliães – 2       - 2                   5 

Estudantes – 5      Fabricantes de        Fanqueiros – 1
                    panos – 1 

Ferradores – 1      Ferreiros – 18        Físicos /
                                          Médicos – 18 

Fundidores – 2      Homens de             Latoeiros – 2
                    Negócio – 15 

Lavradores – 3      Mercadores -          Mineiros – 1
                    127 

Moleiros – 1        Odreiros – 1          Ourives – 2 

Pastores – 4        Pisoeiros – 2         Rendeiros – 11 

Saboeiros – 3       Sapateiros -          Seareiros – 1
                    59 

Senhor de En-       Serralheiros          Serviços
genho Brasil        - 6                   (outros) - 5
- 1 

Sirgueiros – 2      Siseiros – 1          Tecelões – 3 

Tendeiros – 24      Tintureiros – 15      Tosadores – 12 

Trapeiros – 8       Tratantes – 62        Vereadores – 1


Relativamente às profissões, só as dos homens são referidas nos processos, visto as mulheres, nesse tempo, não desempenharem ocupações fora do lar. Ainda quanto às profissões há a acrescentar que muitas vezes as mesmas pessoas são nomeadas, noutros processos, com profissões diversas das que os próprios indicaram, não só por mudança de ocupação que entretanto ocorrera, mas também pela afinidade que existia entre várias profissões, como detectámos em diversos casos entre as actividades de mercadores, tratantes, homens de negócio e até de contratadores. No entanto os dados que apresentamos são, unicamente, aqueles que os próprios declararam no processo que lhes foi instaurado.

É muito curioso pelas referências que faz à Covilhã e aos locais da Europa para onde se deslocavam os seus mercadores, o caso de Miguel de Mendonça Valadares ou Miguel de Mendonça Valladolid, x.n., mercador, de 43 anos, natural de Valladolid, Espanha e morador em Nossa Senhora da Penha, São Paulo, Brasil. Preso em 26/11/1729, o seu processo na Inquisição de Lisboa, (PT-TT-TSO/IL/28/9973 ou mf. 1658), decorreu de 31/7/1726 a 17/6/1731 e culminou com a sua morte, após ter sido relaxado à justiça secular, acusado de judaísmo.
No dito processo, segundo o que nos foi revelado por Claudetteane Rodrigues, (2) Miguel de Mendonça Valadares, que muito jovem ficou privado do convívio dos pais por terem sido presos pela Inquisição de Castela, declarou no seu processo que “ entre 1700 e 1713 foi trabalhar com os tios Manuel Lopes Álvares, António Navarro, Manuel Nunes, Miguel Oróbio e João Francisco Oróbio, (a autora refere sempre Osóbio), cristãos novos, homens de negócio, que realizavam viagens comerciais pelas cidades de Bruxelas, Flandres, Amesterdão e Lisboa”; e acrescentou que “Nas actividades comerciais relacionou-se com outros negociantes”, entre eles “Abraão de Almeida e Isac Costa, identificados como os Pinheiros, em Portugal, da vila da Covilhã”.
Acrescentamos nós que Manuel Lopes Álvares foi mercador, natural de Sevilha, Espanha, morador na Covilhã, casado com Ana dos Rios, com o processo na Inquisição PT-TT-TSO/IL/28/9256. António Navarro ou António Navarro Oróbio ou António Navarro de Oróbio, foi homem de negócio, natural de Sevilha, Espanha, morador na Guarda à data do seu processo que tem a cota PT-TT-TSO/IL/28/5934, casado com Isabel Henriques, natural da Covilhã; e João Francisco Oróbio ou João Navarro, irmão do anterior, mercador, natural de Sevilha, morador na Guarda e antes no Fundão, casado com Inês Gomes Furtado ou Inês Gomes, (processo PT-TT-TSO/IL/28/2362). Relativamente aos dois outros, Miguel Oróbio não encontrámos qualquer processo na Inquisição e  Manuel Nunes, poderá eventualmente ser o Manuel Nunes, natural do Fundão, casado com Graça de Luna, indicado sob o nº 353 da lista que estamos a publicar que, muito embora esteja referido como curtidor no seu processo PT-TT-TSO/IL/28/10188, do ano de 1674, quando tinha 29 anos, já aparece como contratador no ano de 1708, no processo de seu filho João Rodrigues de Paiva ou João Rodrigues de Luna, mercador, natural do Fundão e morador em Lisboa, referido sob o nº 530 da lista, com o processo PT-TT-TSO/IE/21/7879. Na lista que apresentamos, os três primeiros são referidos sob os nºs 662, 536 e 535, respectivamente.

        Para concluirmos diremos que das pessoas apresentadas detectámos que 2 foram degredadas para fora do Reino, 12 para o Brasil, 8 para Angola, 1 para São Tomé; 6 para Castro Marim e 13 para as galés.
Das 32 relaxadas à justiça secular, encontrámos 18  relaxadas em carne e 6 relaxadas em estátua. Dessas 32, 6 foram-no na 2ª metade do séc. XVI, 2 na 1ª do séc. XVII, 10 na 2ª do séc. XVII, 14 na 1ª do séc. XVIII. Contabilizámos ainda 9 pessoas defuntas no cárcere.
Dos 1089 processos apresentados já estão digitalizados todos os referentes ao Tribunal do Santo Ofício de Lisboa.

Notas dos Editores – 1) Abrange não só vítimas de outros concelhos, como outras que não vêm referenciadas com o local donde são originárias. 2) Rodrigues, Claudetteane, “ Miguel de Mendonça Valladolid – Um Mercador Cristão-Novo”, incluído em “Ensaios sobre a Intolerância, Inquisição, Marranismo e Anti-Semitismo” (disponível na Internet).


As Publicações do Blogue:

2 comentários:

  1. Elza Roxana Alvares Saldanha10 de novembro de 2014 às 13:21

    Muito interssante e importante pesquisa. Somos descendentes de cristaos novos, enviados para o nordeste do Brasil. ALVARES, GONCALVES GUERRA, NOGUEIRA DE SOUZA,SALDANHA, DUARTE, MENEZES, etc. Como podemos saber se nossos ancestrais estiveram nessa lists ?
    Muito obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A lista, que estamos a apresentar, foi por nós elaborada com dados que constam dos processos dos tribunais do Santo Ofício de Lisboa, Coimbra e Évora, recolhidos no Arquivo Nacional da Torre do Tombo. Diz respeito unicamente a sentenciados originários, ou moradores na zona da Covilhã, ou ainda a seus cônjuges e filhos, ainda que de outras regiões.
      Para iniciar uma pesquisa sobre os seus antepassados terá de saber os nomes completos e época em que viveram e pesquisar no “site” http://digitarq.dgarq.gov.pt/, se existe, em relação a cada um, qualquer processo na Inquisição. Só os processos do tribunal de Lisboa estão digitalizados.
      Devo, no entanto, referir que em tempos deparei na internet com uma lista dos sentenciados originários ou residentes no Brasil, ou dos que para lá foram deportados, com o respectivo número do processo, o que poderá ajudar nas suas pesquisas.
      Cumprimentos

      Eliminar