domingo, 2 de junho de 2013

Covilhã - As Comendas IV

     Continuamos a publicar as Comendas do Bispado da Guarda ao qual pertence a Covilhã, centro do nosso blogue, e que encontrámos no espólio de Luiz Fernando Carvalho DiasHoje a fonte é o códice 226.
     A comenda, como é do nosso conhecimento, era um benefício concedido ao clero ou a cavaleiros de ordens militares. Muitas vezes, para além da distinção honorífica, havia também uma terra doada como recompensa por serviços prestados.
 Também convém recordar que D. Manuel, em 1514, criou grande número de comendas novas na Ordem de Cristo, com o rendimento de 20000 cruzados impostos nas igrejas do padroado, para incitar a premiar serviços prestados durante pelo menos dois anos, em África ou com os Mouros:

carta e hordenança em como os comendadores da Ordem de N. S. Jhu Xpo hão-de servir 2 anos nas partes d’alem à sua própria custa para alcançarem as ditas encomendas que foram feitas dos 20.000 cruzados que o papa Leão X, concedeu que se tomassem de renda das colações dos prelados destes reinos de portugal etc...
Lisboa 29 de outubro de 1514. (1)

As Comendas que ora ha em esta ordem de nosso Snnor Jhu Xpo assi Antiguas como nouas são As seguintes e vão pela ordem de q atras fica dito


            Bpdo Da Guarda
# Bpdo da guarda em q ha corenta e sete comendas /
a vinte tres comendas Antiguas
E noue das do padroado
E xb Das Dos xx (mil) cruzados
E neste bispado entra o bispado de portalegre

# Antiguas

Castelo Novo
# A comenda de castel novo q na constituição atras tresladada esta escrita polas palavras seguimtes outro aja a comenda de castel nouo e aja ende as rendas pera si e dee lhe cem liuras da comenda do aRisado e tenha consiguo hum caualeiro freire guisado de caualo e darmas. a torre do aRisado q na dita constituição foy feita comenda com a obriguação de dar as ditas cem liuras ao comendador de castelo nouo. não tem ja titulo de comenda e he toda annexa a esta com.da De castelo nouo De que he comendador frey Dom João mazcarenhas foy aualiada em quatro centos mil rs como fica dito no titulo do Arcebispado de bragua no assento da sua comenda De São miguel De Infanes q he das com.das nouas
.
# A comenda de villa de Rey q na dita constituição esta escrita polas palavras seguintes: Em villa de Rey aja hum comendador caualeiro e esse comendador aja todalas Rendas desse loguo De villa de Rey e o que minguar pera auer comprimento De oito çentas liuras em dinh.ro Deu lho das Rendas De tomar. Não tem ja esta comenda estas liuras de tomar – por ellas lhe forão dados beês proprios Da ordem que se contem em seu tombo. he della comendador frey dom fr.co coutinho conde do Redondo foy aualiada em cento e vinte mil rs como fica dito no titulo do Arcebpdo de bragua no assento da sua comenda De santa maria De villa coua.

A torre do ARisado q na dita constitução (sic) está escrita em titulo De comenda polas palauras seguintes. Na torre do aRisado aja hum comendador cauall.ro e aja as rendas desse loguo e de çem L.ras ao comendador de castelo nouo. Não he ja comenda e todas suas Rendas são annexas aa comenda de castelo nouo. como fica dito no assento della.

# A comenda dalpalhão a q ora andaõ Juntos os beês e direitos de Santa maria a grande de portalegre e na dita constitucão está escrita polas palauras seguites. Em alpalhaõ aja hum comendador caualeiro com aquelo q a ordem ha em portalegre e com a egreja de ferreira. comendador ffrey fernão da silua aualiada em duzentos mil rs como fica dito no titulo do bpado do ffunchal no assento da comenda dos diz.ºs das moendas de paõ.

# A comenda do marmeleiro da beira q na dita constitução está escrito polas palauras seguintes: outro aja a comenda do marmel.ro e as Rendas desse loguo. Comendador frey dom m.el De monrroy ffoy aualiada em corenta mil rrs como fica dito no titulo do bpado de Coimbra no assento da com.da de São Saluador de mayorca.

# A comenda do touro q na dita constituição está escrita polas palauras seguintes: Outro aja a comenda do touro e aja as Rendas desse loguar. Comendador ffrey dom gil eanñes da costa aualiada em oitenta e cinquo mil rrs como fica dito no titulo de lixª e casa da India no assento da com.da Dos duzentos mil rrs da casa da India.

# A comenda da bemposta q na dita constitução está escrita polas palauras seguintes: Outro aja a comenda da bemposta com a egreja do Rosmaninhal. Esta comenda não tem ja a egreja do Rosmaninhal. Nem suas Rendas por q delas com o temporal he feita hua comenda. e a esta ficão somente os beês da bemposta de q he comendad.r frey Andre soarez como se dira adiante no assento da comenda da lardosa de q tambem he comendador.

# A comenda de proença q he das comendas de q não podem ser prouidos outros caualeiros senão os que servirem na guerra em africa e na dita constitução está escrita polas palauras seguintes: Outro aja a comenda de proença com o temporal e espiritual De hy e dar (sic) cem liuras ao comendador de Idanha a Velha. Comendador ffrey fr.co de Saa de meneses avaliada em cento e trinta mil rs no anno de 1548.

Idanha-a-Velha - Capela de S. Sebastião

# A comenda da Idanha a Velha q na dita constituição está escrita polas palauras seguintes: Na Idanha a Velha aja hum comendador caualeiro e aja o temporal e spiritual De hy e aja de mais çem liuras do comendador Dalmourol e çento de cardigua e çem liuras do spiritual de proença. he comêdador ffrey Dom João telo de meneses aualiada em cêto e corenta mil rs como fica dito no tº De lixª no assento da com.da de Santa mª dalmonda.

# A comenda da Idanha a noua q na dita constitução esta escrita polas palauras seguintes: Outro aja a comenda da Idanha a noua com o temporal e spiritual dese loguo e com trezentas liuras q lhe dem a egreja de saluaterra.  comendador frey João manuel aualiada em trezentos e oitenta e seis mil rs. no anño de 1526.

# A comenda de segura q he das comendas de q não podem ser prouidos outros caualeiros se não os q seruirem na guerra em africa e na dita constitução esta escrita polas palauras seguintes: outro aja a comenda de segura com o temporal do Rosmanhal (sic). Esta comenda não tem ja o temporal do Rosmaninhal por q das Rendas do spiritual e têporal ffoy feyta hua comenda como se dira adiãte e desta comenda de Segura he comendador Dom guarcia de Crasto foy aualiada em cento e çicoenta e seis mil rs no anno de 1533. = tem mais a comenda de São miguel darmamaar do bpdo de lameguo aualiada em çento e trinta mil rs no anno de 1548.

# A comenda da lardosa q outrosy he das com.das de que não podem ser prouidos outros cauall.ros senaõ os q seruirem na guerra em africa e na dita constitução esta escrita polas palauras seguintes: outro aja a comenda da lardosa e as Rendas desse loguo. Comendador ffrey Andre Soarez aualiada com as Rendas da comenda da bemposta em çento e onze mil oito çentos e oitenta rs no año de 1559.

            Aqui acabaõ as comendas da constitução e seguense as outras que depois se fizerão.

A comenda do Rosmaninhal cujos frutos spirituaes foraõ pola dita constitução aplicados e annexos aa comenda da bemposta e os temporaes aa comenda de segura. depois forão apartados e tirados aas ditas comendas e foy delles feita hua comenda. he do numero das comendas de q não podem ser prouidos outros caualeiros senão os q seruirem na guerra em a africa. comendador frey dom fernando mazcarenhas aualiada em çento e trinta e cinquo mil seteçentos rs no anno de 1548.

A comenda de Saluaterra do estremo de cuJos fructos foraõ apartados na dita constitução trezentas e cincoenta liuras e annexas aa comenda da Idanha a noua foy depois feita comenda sem a obrigação de paguar as ditas liuras. comendador frey lourenco piz de tauora. foy aualiada em cento e cincoenta mil rs no anno de 1554. como fica dito no titulo de tomar no assento da comenda das pias de q outro si he comendador.

A comenda de castelo branco com as aldeas dos escalos de cima e de fundo e cafede q são do termo da dita vila de castelo branco q sendo da mesa mestral el Rey q ds tem deu noua mente em comenda a frey dom fernando de meneses. foy  aualiada por massa de tres anños no anño de 1532 em trezentos e dous mil e quinhentos rs.

A comenda de monforte termo da dita villa. Comendador o mesmo frey dom fernando foy aualiada em nouenta e dous mil rs. no anño de 1533. somaõ ambas trezentos e nouenta e quatro mil quinh~etos rs.  tem mais a granJa de sob o castelo termo de castelo branco sem o habito como se dirá adiante no título dos beês sem habito.


A comenda dalcainz termo de castelo branco. comendador frey luis de Saldanha aualiada em centos quatro mil rs (sic) como fica dito no titulo de Lixboa no assêto da comenda de São paulo de Saluaterra.

A comenda da mata termo de castelo branco. Comendador frey pero Vaz de castelo branco aualiada em Vinte mil rs no anño de 1553.

A comenda da lousa. Comendador frey fr.co barreto aualiada em çem mil rs no anno de 1527.

A comenda de casteleJo q he das comendas de q não podem ser prouidos outros cauall.ros senão os que seruiram na guerra em africa. Comendador frey manuel da Silua. aualiada por massa de tres anños no anño de 1562 em duzentos e trinta e tres mil trezentos e trîta e tres rs.

A comenda dos maninhos no campo das Idanhas e de proença Comendador frey João mazcarenhas aualiada em çem mil rs como fica dito no titulo de arcebpdo de braga no assento da comenda de são miguel de Infanes.

Panorâmica de Monsanto para Penha Garcia

A comenda de pena guarcia. Comendador frey Jorge de Lima. aualiada em cento e cinquo mil rs no anño de 1558.

A comenda de Rodão e Villa frol q he das comêdas de que não podem ser prouidos outros caualeiros senão os que seruirem na guerra em africa comendador frey Ruj barreto aualiada em cento e corenta e cinquo mil rs no anno de 1544.

A comenda de montaluão que pertence aa crauaria. Comendador frey fernão da Silueira craueiro da ordem aualiada em duzentos e çincoenta mil rs no anño de 1560.



Bens da ordem q andão sem o habito


A granJa de sob o castelo que Ja teue titulo de comenda trazia cristouão ferreira sem o habito Renunciou a de consentimento del Rey que ds tem em dom fernando de meneses comendador de castello branquo. e o dito Sñor lha deu em sua Vida sem o habito como a tinha o dito xpouão ferreira e lhe foy passada carta della. a xxj doutubro de 1532.

Comendas do padroado

A comenda de Santa maria de sortelha de cuJos frutos forão apartados vinte quatro mil rs pera ho Rector no proçesso q fez o bpo do Funchal sobre as çincoenta egreias do padroado. Comendador frey esteuão Soarez de melo aualiada em sessenta e çinquo mil e noueçentos rs no anño de 1558 em saluo pera o comendador.

A comenda de santa maria de castelo de Vide de cuJos fructos forão apartados Vinte quatro mil rs pera o Rector no dito processo. / Comendador frey dom joão de mazcarenhas aualiada em cento e setenta e seis mil (sic) como fica dito no assento da comenda de São miguel de Infanes do Arcebpdo de Bragua.

A comenda de Santa maria de Villa de Rey de cuJos fructos forão apartados Vinte quatro mil rs pera o Rector no dito processo. Comendador frey dom Jorge dabranchez aualiada em duzentos mil rs em Saluo para o Comendador no anño de 1560.

A comenda de São pedro da aldea de Joanne. comendador frey belchior de sousa. De cuJos ffructos forão apartados Vinte quatro mil rs pera o Rector no dito processo do Bispo do ffunchal. aualiada em cincoenta e cinquo mil rs em saluo pera o Comendador no anno de 1543.

A comenda de santa maria de manteiguas de cuJos ffructos no dito processo forão apartados vinte quatro mil rs pera o Rector. comendador sebastião saluaguo e na carta per q foy prouido o dito comendador diz q paguará ao Rector corenta cruzados somente e parece que não valia esta comenda mais de çento e Vinte cinquo cruzados pla qual Rezão forão taxados os ditos corenta cruzados ao Rector por virtude da bulla do papa leão deçimo que vay adiante a ffs 171 ffoy aualiada quando Dela foy prouido o dito frey sebastião Saluaguo em trîta mil rs em saluo pera o comendador no anño de 1549.

Covilhã - Igreja de Santa Maria
A comenda de Santa maria de couilhãa q he das çincoenta do padroado e nomeada per el Rey dom m.el que ds. tem em hua Sua prouisão q está Inserta no dito processo do bpo do ffunchal per q forão apartados vinte quatro mil rs pera o Rector. foy depois tirada por virtude de huas letras apostolicas e processo que por elas fez o bpo do ffunchal. e dada em seu lugar a comenda de santa mª de moreira do bpdo de Viseu. De q a ordem ora não está de posse por q a tem em titulo Belchior beniches como se dirá em seu assento e no anno de 1553 proueo el rey q está em gloria a frey dom Jorge telo de menezes desta Com.dª de Santa mª de couilhaã per q pareçe q naõ effeyto a dita mudança foy aualiada em setenta e dous mil rs no dito anño de 1553. em Saluo.

A comenda de São Dominguos de Janeiro  de cuJos frutos forão apartados Vintequatro mil rs pera o Rector no dito processo do bpo do ffunchal. Comendador frey Agustinho ambrum aualiada em sesêta e quatro mil rs no anño de 1554.

A comenda de São João Dalegrete de cuJos frutos forão apartados Vinte quatro mil rs pera o Rector Comendador frey Jeronimo telez aualiada em setenta e oito mil quatro centos rs tirados os êcarguos e Desp.ªs da egreia e tirada hua annexa q se lhe tirou no anño de 1559.


Com.das dos xx (mil) tr.dos (Vinte mil cruzados)

A comenda de são tiaguo de penamacor q he do seg.dº processo do nunçio per q forão apartados ao Rector vinte quatro mil rs. Comendador frey dom simão de meneses aualiada em duzentos mil rs.

A comenda de santa maria das çarzedas q he do dito seg.dº proçesso do nuncio per q forão apartados ao Rector vinte quatro mil rs. Comendador ffrey dom esteuão da Guama. aualiada em çento e Vinte mil rs.

A comenda de são Gião de punhete q he do dito segundo processo do nunçio per q forão apartados ao Rector vinte e quatro mil rs. Comendador frey m.el de melo coutinho.  aualiada em sesenta mil rs. como dito fica no titulo de lixª no assento da comenda do paul do G.dor

A comenda da egreia de são Vicente da Villa de são Vicente da beira com suas anexas q he do dito seg.dº proçesso do nunçio per q forão apartados ao Rector vinte quatro mil rs. Comendador frey Jeronimo Corte Real aualiada em çento e cincoenta mil rs. no anño de 1562.

A comenda de são pedro de comedeiras q se chama são pedro de aldea dos trinta q he da primeira taixa do proçesso do bpo de targua per q forão taxados ao Rector quatorze mil rs. Comendador frey pero da Costa Corte Real aualiada em corenta mil oito çentos e corenta e quatro rs. no anño de 1560. em saluo pera o comendador.

A comenda de santa mª do mação q he da dita primeira taixa do proçesso do bpo de targua per q forão taxados ao Rector quatorze mil rs. Comendador frey dom duarte dalmeida aualiada em corenta mil rs. # tem mais a com.da de são tiaguo e são mateus do Sardoal q vay adiante neste bpdo aualiada em duzentos e cincoenta mil rs.

A comenda de são fr.co da ponte do Sor q he da segûda taixa do dito processo do bpo de targua per q forão taxados ao Rector dezaseis mil rs. Comendador frey fr.co dazeuedo aualiada em dez mil rs. # tem mais cõ o habito da ordem dezasseis moyos de pãp meado, e quatro galinhas q se paguão de foro de tres casaes da ordem em termo de Sintra q forão aualiados no anño de 1559 em corenta e oito mil seteçentos e cincoenta rs como fica dito no titulo de lixª no assêto dos ditos casaes.

A comenda de são bertolameu  de Couilhaã q he da dita segunda taixa do proçesso do Bpo de targua per q forão taxados dezaseis mil rs. ao Rector aualiada em corenta e cinco mil rs. no anño de 1551. comendador ffrey m.el coresma barreto.

A comenda de são João de Refeguas daldea do mato q he da dita seg.dª taixa per q forão taxados ao Rector dezaseis mil rs. Comendador frey martinhanes da Silueira aualiada em corenta mil rs.

Belmonte
A comenda de santa mª de belmonte q he da terceira taixa do processo do dito Bpo per q forão taxados ao Rector vinte mil rs. Comendador ffrey João aRaez de mendoça aualiada em corenta e quatro mil rs. em
Saluo pera o comendador no anño de 1551.

A comenda de são pedro de manteiguas q he da dita terceira taixa per q forão taxados ao Rector vinte mil rs. esta vagua per faleçimento de frey dom antonio da Cunha aualiada em setenta e tres mil e trezentos e trinta e tres rs. no anño de 1562.

A comenda de são João dabrantes q he da dita taixa do processo do bpo de targua per q forão taxados ao Rector vinte mil rs. Comendador ffrey Ruj guomez da cunha aualiada em oitenta mil rs. no anño de 1551.

A comenda de São viçente dabrantes q he da dita terceira taixa per q forão taxados vinte mil rs. ao Rector. Comendador ffrey Rodriguo de vascõcelos aualiada em corenta mil rs. no anño de 1541.

A comenda de São tiaguo e são mateus do sardoal q he da dita terceira taixa per q forão taxados ao Rector vinte mil rs. Comendador dom duarte dalmeida aualiada em duzentos e cincoenta mil rs. como fica dito no assentos da com.da de santa mª do mação.


A comenda de santa maria da amendoa q he da dita terceira taixa per q forão taxados ao Rector vinte mil rs. comendador ffrey dom guarçia dalmeida aualiada em cem mil rs. como fica dito no titulo do bpdo de coimbra no assento da comenda de são pedro de folguosinho.

Notas dos editores - As fotografias são da autoria de Miguel Nuno Peixoto de Carvalho Dias

2 comentários:

  1. Mais um texto de grande riqueza informativa. Sugiro uma pequena correcção: onde se transcreveu Torre do arisado, deveria transcrever-se Torre do Arrisado, uma vez que o R maiúsculo intervocálico tem o valor da consoante dupla. A Torre do Arrizado também foi chamada Torre dos Namorados.
    Cumprimentos e obrigado pelo vosso trabalho

    ResponderEliminar
  2. Os nossos agradecimentos pelos seus sempre simpáticos comentários que nos continuam a estimular a prosseguir o nosso trabalho.
    Na verdade tratou-se de um lapso, que já corrigimos, na transcrição que fizemos da cópia que dispomos do documento apresentado. No entanto, como se poderá constatar nas três outras referências que fizemos à Torre do Arrizado, utilizámos sempre o R maiúsculo.
    Cumprimentos

    ResponderEliminar